As maiores mentiras que a indústria do fitness te contou e o porquê


Como um adolescente que cresceu na década de 90, a maior fonte de informação quando se tratava de musculação veio das revistas de fisiculturismo. Muscle and Fitness, Flex e Ironman foram minhas fontes de publicações para as últimas pesquisas sobre treinamento, dieta e suplementação. Estudei cuidadosamente essas fontes e apliquei seus conselhos religiosamente para tentar construir um físico forte e musculoso.

Comecei a trabalhar profissionalmente como personal trainer aos 18 anos de idade no 24 Hour Fitness local. Eles me deram minha primeira certificação de fitness e as informações que aprendi espelharam um pouco o que eu li nos anos anteriores nas revistas de músculos que só solidificaram o que eu já sabia que era verdade. Por fim, tomei essa informação como "conhecimento comum" e nunca a questionei. O conhecimento comum é uma informação que se acredita ser tão verdadeira e precisa que ninguém considera desafiá-la.

Conforme progredia em minha carreira de condicionamento físico e gerenciava academias e, então, tive um pequeno centro de treinamento pessoal, não pude deixar de notar que meus clientes reagiam ao exercício e à nutrição de forma que muitas vezes conflitavam com algum conhecimento comum que eu acabara de aceitar como fatual. Embora eu tivesse uma profunda paixão por fitness, tinha uma paixão mais profunda pelas pessoas e, através dessa paixão, acabei sendo forçado a reconsiderar alguns dos conselhos que estava dando. Uma vez que decidi repensar minha abordagem e comecei a pesquisar minhas antigas crenças, fiquei chocado ao descobrir o quão incorreto meu conselho havia sido. Foi surpreendente no começo, mas depois tornou-se viciante quando olhei para TUDO que tomei como verdade. Pouco a pouco tirei a fachada do fitness para revelar a verdade REAL. Quando apliquei esse novo conhecimento aos meus clientes e a mim mesmo, fiquei impressionado. As pessoas ficaram mais em forma, mais secas e mais fortes de maneira mais RÁPIDA e FÁCIL.

Abaixo eu listo os 3 principais mitos de fitness que foram considerados de conhecimento comum por DÉCADAS e a razão pela qual a indústria do fitness criou esses mitos em primeiro lugar.

MITO 1: COMA PEQUENAS REFEIÇÕES AO LONGO DO DIA

Repetidas vezes, as revistas de musculação recomendam que os entusiastas de fitness comam pelo menos 6 refeições por dia. Eles dizem que a alimentação regular de proteínas era necessária para prevenir o catabolismo (perda de massa muscular) e promover o anabolismo (construção muscular). Quando me tornei instrutor, minha certificação APEX da 24 Hour Fitness nos disse que comer pequenas refeições diria ao corpo que a comida era abundante, portanto, poderia “acelerar seu metabolismo” e, se alguém pular refeições, o corpo entraria no “modo de inanição” e tentaria armazenar o máximo de gordura corporal possível.

Eu costumava andar com potes de comida para garantir que nunca entrasse em modo de fome e para promover a construção muscular. Claro que era um treinador super hardcore e super disciplinado, mas meus clientes não eram. Em vez disso, eles faziam suas refeições regulares de 2 a 3 e consumiam de 2 a 3 batidos ou barras por dia para substituir as refeições que eles não carregavam. Lol… se eu soubesse…

A verdade é que se você comer 6 refeições por dia ou 2, literalmente, NÃO IMPORTA. O modo de inanição leva dias de jejum para alcançar e não poderia acontecer porque alguém pulou uma refeição. O estudo científico atual também mostra benefícios incríveis do jejum. Na verdade, no contexto da inflamação, pode até ser uma má ideia comer com muita frequência.

Uma vez que aprendi a verdade, a razão pela qual esse mito foi repetido por todas as publicações e até mesmo pela minha certificação em treinamento pessoal ficou clara. Vender as pessoas a ideia de pequenas refeições geralmente significava que as pessoas precisariam suplementar com barras e shakes. Na verdade, à medida que esse mito se fortalecia e se tornava mais aceito, o mercado de suplementos de substituição de refeições explodiu. Funcionou e funcionou bem, e essa estratégia de vender uma ideia que exigia uma compra suplementar tornou-se um tema no setor de fitness. Isso me leva ao segundo maior mito

MITO 2: TOME UM SHAKE DE PROTEÍNA PÓS TREINO PARA RECUPERAÇÃO

Este mito realmente ganhou fôlego em torno do início dos anos 90. Disseram-nos que no pós-treino havia um edifício muscular e uma “janela anabólica” que durava cerca de 30-60 minutos e que qualquer carboidrato de digestão rápida e proteína que consumíssemos dentro desta janela iam inteiramente para os nossos músculos e que perder esta janela era o mesmo que desperdiçar o seu treino.

Este mito foi martelado em nós treinadores desde o primeiro dia. Eu era literalmente religioso sobre isso. Todos os dias tinha meu shake pós-treino pronto para mim na minha bolsa de academia pronta para reabastecer e alimentar meus músculos. Deus me livre se esquecesse meu shake. Se o fizesse, correria para casa para pegá-lo, para não perder aquele treino de uma hora que fiz antes. Eu era tão hardcore sobre isso com meus clientes que realmente incluiria o preço dos shakes em seus pacotes de treinamento pessoal para que eles sempre tivessem um suprimento. É claro que a "digestão mais rápida" da proteína melhor, já que significava que ela tiraria proveito dessa janela mágica de construção muscular. Proteína em pó era perfeito! 

Há quase zero de ciência para apoiar esse absurdo. É verdade que você repõe os estoques de glicogênio muscular mais rápido quando você tem proteína e carboidratos mais cedo em vez de mais tarde, mas isso não significa nada a menos que você planeje treinar novamente no final do dia. Estudos mostram que os músculos reabastecem o glicogênio muito bem, independentemente de quando você come. Na verdade, se alguém tem problemas intestinais e inflamação intestinal, pode ser realmente prejudicial comer ou fazer um shake logo após um treino intenso. Exercício pesado causa um aumento temporário da inflamação e comer qualquer coisa enquanto inflamado é uma receita para o desenvolvimento de intolerâncias alimentares.

É bastante óbvio porque esse mito foi empurrado por todos. Se fosse vendida a ideia de que a ingestão de proteína pós-treino fosse a coisa mais importante para seus ganhos, então seria fácil te vender um shake. Eles são convenientes (se encaixam bem em sua sacola de academia) e têm gosto de morango ou bolo de chocolate.


MITO 3: AGACHAMENTOS SÃO RUINS PARA OS JOELHOS E LEVANTAMENTO TERRA É RUIM PARA SUAS COSTAS... AH, E ELES DEIXAM SUA CINTURA MAIS LARGA

Nos primórdios do fisiculturismo, TODOS os campeões fizeram agachamento e levantamento terra. Esses foram os movimentos procurados para a construção de físicos impressionantes e fortes. Então, em algum momento nos finais dos anos 80 e 90, as academias começaram a se tornar populares. Eles foram preenchidos com todos os tipos de novas máquinas brilhantes que eram mais fáceis de usar e mais amigáveis ​​para os recém-chegados. Revistas de músculos começaram a defender as virtudes de leg press, hack squats, extensões de perna, lat pulldowns e linhas de máquinas de puxada. Mesmo os fisiculturistas profissionais pararam de agachar para salvar os joelhos e as costas e para evitar “construir uma cintura mais grossa”.

Este mito tornou-se “conhecimento comum” durante o boom do fitness club dos anos 80 e 90. Durante esse tempo, as academias descobriram como realmente ganhar dinheiro e parte de sua estratégia era atrair pessoas comuns para suas academias não intimidantes. Eles também queriam se separar da concorrência e que melhor maneira do que ter as mais recentes e brilhantes máquinas. Fisiculturistas treinados não se importaram, pois a arte de treinar perdeu o favor quando a louca ciência dos aprimoramentos químicos tomou conta.
Como um jovem garoto querendo construir um físico muscular, usei todas as máquinas legais na academia. Como treinador, evitei agachamento e deadlifts para meus clientes protegerem suas articulações. Cara, eu estava totalmente ERRADO.

Um dia, enquanto trabalhava na academia, vi um senhor mais velho que parecia ter cerca de 50 anos de idade. Ele estava agachando com “a bunda no chão”* com três pratos de cada lado e ele parecia INCRÍVEL. Eu fiquei espantado que este homem poderia fazer isso sem destruir seus joelhos. Uma semana depois, vi este mesmo homem fazendo o levantamento terra com 5 placas. Ele tinha articulações de titânio? Criei coragem e lhe perguntei sobre construção muscular. Ele me perguntou se eu agachava e fazia o terra. Eu disse "não" e ele riu. “Garoto, esses são os melhores exercícios de construção muscular na Terra.” “Eles não machucaram seus joelhos e costas?”, perguntei. Ele me disse que ele era um terapeuta do esporte e que esses dois movimentos realmente reforçaram os joelhos e costas tanto que ele usou-os como ferramentas primárias para reabilitação para seus pacientes atletas.
(NT* = Agachamento profundo. As placas se referem as anilhas na academia, onde normalmente quem treina com cargas mais pesadas como referência ao texto deve girar em torno de 15-25kg cada uma.)

Depois que implementei o conselho dele em mim mesmo, não consegui acreditar no quão rápido respondi. Minhas pernas magras explodiram com músculos fortes e minhas costas ficaram grossas, largas e fortes. Também me senti mais estável nas minhas articulações. Apliquei esses exercícios aos meus clientes (apropriadamente) e eles também melhoraram dramaticamente. Poxa, até tive meus clientes de 60 e 70 anos fazendo agachamentos e levantamento terra com o peso corporal e eles se tornaram mais móveis em um ano do que nos 3 anos anteriores com treinamento em máquinas.

Infelizmente, muito da informação (errada) que consideramos verdade no fitness foi promovida para vender suplementos ou associações de academia. A verdade não é tão complicada. Coma alimentos naturais integrais quando estiver com fome e levante pesos pesados com ênfase nos movimentos motores grossos com barra*. Atenha-se ao básico e você estará na maior parte do caminho.
(NT*: Ou treine calistenia!)

Escrito por: Sal Di Stefano
Traduzido por: OSC Brasil
Texto original: https://www.mindpumpmedia.com/blog/The%20Biggest%20Lies%20the%20Fitness%20Industry%20Told%20You%20and%20WHY

Comentários

Postagens mais visitadas