Um ano de transformação calistênica com Horea Gentea

calisthenics results

Olá família old-school-calisthenics e seguidores!
Hoje eu vou compartilhar uma incrível peça de história de transformação calistenia enviada a mim por Horea Gentea.

Sinto imenso prazer em compartilhar o que esse colega trabalhador conseguiu em um ano de treinamento dedicado em calistenia, e não posso dizer como foi bom saber que fomos uma fonte de inspiração para ele. Então, sem mais demoras, vamos ver o que Horea Gentea alcançou com um ano de treinamento na calistenia dedicados à velha escola!

Olá pessoal, sou o Horea.

Alguns de vocês podem me conhecer do grupo do Facebook. Então você já sabe que sou um atleta de calistenia apaixonado, mas treinei de forma consistente e com um plano apenas no ano passado. Por que e o que aprendi compartilharei com você nesta postagem do blog.

Primeiro de tudo, um pouco de informação sobre mim mesmo. Sempre gostei e pratiquei algumas formas de atividade física. Futebol, tênis, atletismo e, ocasionalmente, treinamento de força e condicionamento usando meu próprio peso corporal. Treinos P90x e Insanity, se você estiver familiarizado com esses programas.

Então quando comecei a treinar calistenia, no método old school, não era completamente novo as rotinas pull-push. Mas eu não tinha o físico que queria. E não tinha conhecimento sobre como construí-lo. Especialmente como obter um abs de seis gomos com dieta. Isso me desmotivou por um bom tempo.

Mas tive sorte o suficiente para tropeçar em algumas das melhores pessoas da indústria do fitness bem no momento em que também conheci Adorian online. Então, enquanto me deixava seriamente informado sobre fitness também segui Adorian e nesse processo fui inspirado a treinar no estilo calistenia, que é algo que gostava desde que era criança e meu pai instalou uma barra de pull-up em nossa casa na minha cidade natal.

Então, na primavera de 2016 comecei a treinar do jeito old school. Meu objetivo era ficar magro como nunca antes e depois disso construir massa muscular na parte superior do corpo.

A primeira lição que aprendi veio de um erro, é claro.

successful calisthenics athletes

1. Acompanhe seus treinos

Até agosto eu não acompanhava meus treinos. Você não consegue lembrar o tempo todo quantas séries e repetições fez. E, como progredir nesses números é essencial para construir músculos na calistenia, você deve acompanhar todos os exercícios e manter um diário mensal.

Uma vez que acompanhei meus treinos, soube o quanto tive que aumentar os números. E isso fez toda a diferença. Mantive isso muito simples. Todo mês eu aumentava as repetições e reduzia o tempo de descanso entre as séries. Foi isso. Fiz regular pull-ups, chin-ups, regular pushups, close pushups e dips.

A primeira série era sempre com repetições máximas e depois disso fazia séries com 2-3 repetições perto da falha. No começo meu descanso entre as séries foi de 2 minutos e reduzi para 30 segundos ou menos. Treinei a parte superior do corpo em todas as sessões de treino. Uma série de pull ups seguido por uma pushups e dips. Descanse e repita.

Então não cometa o mesmo erro que eu. Acompanhe os seus treinos e aumente os números todos os meses ou todas as semanas, se puder. Também reduza o tempo de descanso. Desta forma, você mantém os músculos sob tensão, que é um gatilho para a hipertrofia.

2.  Atinja seu corpo com força

É difícil saber o quanto difícil treinar e quantos dias de descanso você deve ter quando não tem muita experiência. Então, o que você pode fazer é treinar o máximo que puder, tanto quanto puder, em condições difíceis, para poder ver quanto seu corpo e seu sistema nervoso podem aguentar.

Costumava ficar cansado depois de 5 dias consecutivos de treinamento. Depois disso fiz 8 dias consecutivos, 10, 12 até 18 dias consecutivos de treinamento. Em alguns meses tinha apenas 3 dias de descanso. Também senti extrema fadiga, mas os resultados estavam lá. Eu ganhei músculo e também conheci meus limites. Com esse conhecimento, poderia planejar melhor os próximos meses de treinamento. Foi importante testar meu corpo e enfatizá-lo*.
(*NT = Como profissional, não recomendo que você faça o mesmo, nem o é necessário seja para hipertrofia, ganho de força ou perda de peso. Treine 3-5x por semana e mantenha-se ativo diariamente e é tudo o que você precisa para um corpo desejado e boa saúde)

3.  O poder dos exercícios compostos

Pull-ups e pushups são os melhores exercícios para a parte superior do corpo. Nenhuma dúvida sobre isso. Costumava acreditar que você precisa de algum tipo de isolamento ou exercícios específicos para seus braços ou ombros. Mas mesmo que você faça apenas pull ups e pushups, você construirá bons braços e ombros. Mas o aspecto mais desconcertante que notei no treino com rotinas push pull foi o desenvolvimento do meu abdômen. Eu não treinei meu abs separadamente este ano inteiro porque queria testar a ideia de que pull ups e pushups constroem seu abdômen. E sou o primeiro a se levantar e dizer que é completamente verdade. Cada músculo da parte superior do corpo ficou maior e mais redondo e esse é o efeito de movimentos compostos, meus amigos.

4.  Curta sua dieta

Como a forma calistênica de treinamento queima muitas calorias devido ao alto volume de séries e repetições, é importante comer alimentos que você também gosta como recompensa após os treinos cansativos. Minha dieta contém algo como 35% de proteína, 50% de carboidratos e 15% de gorduras. Eu como um mínimo de 0,5 gramas de proteína por libra*. É importante permanecer relativamente magro durante todo o ano para poder treinar bastante, porque muita gordura terá um impacto negativo nas suas repetições e isso é absolutamente deprimente.
(*NT = 1,2g/kg)

Portanto, acompanhe suas calorias mais do que acompanha suas macros. Escolha todos os alimentos saudáveis que você gosta e seus músculos crescerão, sem dúvida.

5.  Nunca fica fácil

Você pode pensar que uma vez que pode fazer 100 pullups e 200 dips numa sessão de treinamento, tudo se tornará fácil e divertido. Ou pelo menos os desafios não serão tantos. Bem, por exemplo, quando você atinge os números propostos, percebe que é muito mais difícil se motivar para o treinamento. Outro exemplo é depois de você construir uma massa muscular sua resistência diminui. Então nunca fica fácil. Você sempre tem que superar obstáculos diferentes para atingir seu objetivo, mas por causa disso, o sucesso que vem merece ser celebrado.

6.  Seja consistente e paciente

Em todo este ano, de abril de 2016 até hoje, nunca descansei mais de 10 dias seguidos e, isso foi por causa da gripe que tive em janeiro. Além disso, descansava apenas por um máximo de 4-5 dias por mês. Houve alguns treinos fracos, alguns beastmode, mas a frequência estava lá. Apareci e fiz o meu melhor naquele dia. Você não pode construir músculos se treinar 1 semana por mês. E você certamente não pode construir músculos se não se esforçar. Portanto, mesmo que você não tenha energia para corresponder aos números anteriores, basta aparecer e dar o melhor de si.

Se você estimular seus músculos consistentemente, os resultados virão.
Nunca teria pensado que poderia treinar no inverno frio, mas este ano fiz isso e valeu a pena. Mesmo se fosse o único cara louco na neve congelada, fiz o meu melhor e treinei. Agora vejo os resultados. Poderia ter decidido tirar um mês e meio de folga, mas essa não é uma opção realista se você quiser maximizar o crescimento muscular.

Consistência, frequência, intensidade. Todos nós temos uma hora por dia para treinar. Não importa onde estamos ou quão ocupados estamos. Mas se você decidir pular uma semana de treino ou um mês inteiro, você sabe que foi uma oportunidade perdida para construir o físico dos seus sonhos e que o tempo é a coisa mais preciosa, porque você não pode recuperá-lo.

Quero agradecer ao Adorian por me dar esta oportunidade de compartilhar com vocês a experiência do meu primeiro ano de treino de calistenia e se você gostou deste artigo, talvez repita o experimento.

Até lá você pode me encontrar no Facebook e no Instagram.

Tudo de melhor, Horea Gentea!

winter workouts

Obrigado por nos enviar sua transformação calistenia e seus detalhes. Fico feliz em saber que os métodos da velha escola deram a você ótimos resultados.

Sempre sustentei que os métodos de treino da velha escola são uma das melhores maneiras de desenvolver um corpo funcional e muscular que seja esteticamente agradável e atlético ao mesmo tempo.

A principal coisa que gosto sobre a sua transformação não é os métodos de treino em si, mas aspectos mais sutis muitas vezes ignorados como:
·      Foco
·      Dedicação
·      Frequência
·      Consistência
·      Simplicidade

Estas são algumas das melhores ferramentas necessárias para alcançar uma transformação como esta, além dos métodos e rotinas de treino, óbvio.

Eu parabenizo Horea por uma incrível transformação e desejo-lhe mais e mais ganhos no futuro. Qualquer pessoa pode obter resultados com métodos de treino da velha escola se estiver disposto a trabalhar duro e ultrapassar seus limites de maneira lenta e consistente.

Se você estiver interessado em treinar com base nos mesmos princípios que fizeram de Horea um atleta de sucesso, leia este artigo sobre nossa filosofia de treinamento. Leia sobre nossa filosofia de treino: Aqui!

Escrito por: Adorian Moldovan
Traduzido por: OSC Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas